top of page

Perdi meu emprego... O que fazer? - Parte I

  • Foto do escritor: Sônia Gurgel
    Sônia Gurgel
  • 18 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de ago. de 2020

Por: Sônia Gurgel


O que fazer agora? SERENIDADE - não é o momento de sair atirando para todo o lado. Provavelmente, você saiu com alguma reserva financeira na rescisão e terá alguma ajuda social, então CALMA.


Foque em você, o momento é tenso e gera stress, mas de nada vai adiantar se desesperar. Tire algumas horas para começar a refletir sobre a situação, de form estruturada:

ree

1. Eu recebi sinais antes da pandemia de que talvez não estivesse atendendo totalmente às expectativas?


2. Eu levei esses sinais a sério ou tentei me enganar de que era coisa da minha cabeça e não dei maior importância?


3. Se as 2 alternativas anteriores estiverem corretas, o melhor é resgatar esses sinais, analisá-los, entender as razões para poder buscar formas de mitigá-las.


4. Se as 3 questões anteriores não lhe fizerem sentido e mesmo se fizerem, vamos para mais um passo: liste todos os seus pontos fortes (leve em consideração as reflexões dos passos anteriores), não economize nesse brainstorming interno, busque TODAS suas fortalezas, mesmo que, à princípio, pareçam não ter relação com a vida profissional.


5. Liste tudo de que você gostava no seu trabalho e fazia bem


6. Liste TODAS as alternativas possíveis de trabalho/emprego/mercado, alinhadas às suas fortalezas e suas preferências. Não coloque obstáculos, não filtre seus sonhos e expectativas de futuro, expanda os horizontes ao máximo nesse momento, mesmo que surjam coisas que pareçam um pouco absurdas ou impossíveis.


7. Agora que você terminou essa etapa, interrompa essa reflexão, durma com essas ideias e volte amanhã a elas – use sua CRIATIVIDADE: posso incluir mais fortalezas? tive novos insights para as alternativas?


8. Não se precipite, não tenha pressa, deixe essas reflexões amadurecerem por mais um ou mais dias... e como diz o poeta:


Ando devagar porque já tive pressa!...É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir...

 
 
 

Comentários


bottom of page